O currículo tradicional ainda é muito bem visto pelos recrutadores, mas você sabe como deve preenchê-lo? Confira aqui tudo sobre esse formato de apresentação.
Para conseguir um emprego todo detalhe importa, sendo preciso fazer o seu documento de perfil profissional corretamente!
O currículo tradicional é aquele que usa desde fotografias a referências pessoais, a seguir veja como estruturar!
Currículo Tradicional: Como preencher?
O currículo tradicional, mesmo contendo muitas informações, deve ser escrito de forma assertiva para não ultrapassar de 2 páginas.
Essa apresentação precisa ser enxuta, a ideia é organizar os dados de maneira que possibilite uma rápida análise do recrutador.
É comum dividir esse formato em 7 etapas, o primeiro passo é fornecer seus dados pessoais e de contato, veja abaixo:
- Fotografia (opcional), use uma foto recente e imparcial (nada de selfies para redes sociais)
- Nome completo
- Endereço
- Contato (celular e e-mail)
- Nunca coloque número de CPF, nem de RG.
Após isso, é necessário informar seus objetivos profissionais:
- Mencionar os seus objetivos
- Perspectivas que pretende alcançar caso receba a aprovação para trabalhar na empresa.
Em uma entrevista da revista Exame, é melhor escrever um objetivo curto do que longo, assim não corre o risco do recrutador não terminar de ler essa parte.
Em outro local separado, informe mais sobre seu perfil pessoal, confira algumas dicas de o que colocar:
- Fale sobre seu perfil profissional
- Mencione de forma sucinta um pouco de suas habilidades
- Escreva algumas das atribuições que está preparado para ocupar.
Nesses dois últimos campos, explore palavras-chaves que se relacionem com o segmento do contratante.
Por exemplo, se a vaga é na área comercial, mencione algo como capacidade para vendas.
A próxima etapa é listar sua experiência de trabalhos anteriores, caso tenha informe:
- Da mais recente para a última
- Separe os trabalhos por área de conhecimento, você pode incluir “Comercial”, e pontuar abaixo as funções (assistente, analista, gerente etc.).
Agora, é hora de listar o histórico profissional por períodos, confira:
- Incluir o histórico profissional
- Descreva o período de atuação e a função.
A outra etapa é a educação ou formação, informe:
- Sua escolaridade
- Aponte as principais, informando nome da instituição e quando realizou a formação.
Por último, cite as referências pessoais que te indicam para o cargo, veja:
- Informe até 3 contatos
- Escolha pessoas que comprovem sua capacidade profissional, ex-gestores sempre são excelentes referências.
Quais as vantagens de usar esse modelo?
Agora você já sabe como preencher o seu documento! Também percebeu que ao optar por esse modelo você garante benefícios como:
- Organização que favorece a sua experiência profissional
- Campos para descrever suas habilidades
- Incluir contatos profissionais
- Pode ser usado em qualquer seleção.
Use sempre fontes como Calibri, Arial ou Times New Roman, salve o arquivo em PDF (se vai enviar por e-mail) ou faça a sua impressão.
Lembre-se de revisar o seu currículo tradicional antes de compartilhar, boa sorte no seu recrutamento!