Quer aprender como fazer um currículo para primeiro emprego? Preparamos um artigo completo explicando passo a passo da melhor forma de elaborar o documento, campo por campo.

Você vai aprender a usar o currículo para se destacar em processos seletivos, mesmo sem nenhuma experiência!

Publicidade


Pensando em facilitar ainda mais essa tarefa, disponibilizamos um modelo de currículo para primeiro emprego, para baixar e preencher com suas informações.

Publicidade

Veja a seguir porque o currículo é tão importante e aprenda a elaborar o seu!

Currículo primeiro emprego: Entenda a importância!

Um currículo bem elaborado sempre aumenta as chances de ser contratado para uma vaga de trabalho. Ainda mais quando se está em busca do primeiro emprego!

Entrevista - Currículo para Primeiro Emprego

É por meio do currículo que os recrutadores têm o primeiro contato com os candidatos em um processo seletivo.

Ou seja, é a partir dos currículos que eles decidem quem será convocado para próximas etapas, como entrevistas e dinâmicas de grupo, ou não.

Muitos jovens que estão em busca do primeiro trabalho experimentam a frustração de distribuir dezenas de currículos e não receber sequer um telefonema de retorno das empresas. Porém, saber elaborar o documento corretamente reduz as chances de passar por isso.

A falta de experiência costuma ser citada como principal obstáculo na busca da primeira oportunidade profissional. Entretanto, um bom currículo pode ajudar a vencer essa dificuldade.

Mesmo sem ter nenhuma experiência para citar, é possível incluir outras informações relevantes que farão toda a diferença na hora de conquistar o primeiro emprego, demonstrando assim que o candidato possui as habilidades e conhecimentos necessários ao cargo.

Sabendo a importância do currículo para conquistar uma oportunidade no mercado, reserve um tempo para elaborar o seu, seguindo as dicas que vamos dar a seguir.

Não esqueça de conferir o modelo para download no final da página!

Confira os diversos modelos de currículos grátis que oferecemos!

Como fazer um currículo para primeiro emprego?

Confira a seguir os campos que um currículo para primeiro emprego deve conter e como preencher corretamente cada um.

Como Fazer um Currículo para Primeiro Emprego Excelente

Lembre-se de revisar o documento antes de enviar às empresas, evitando assim que erros de digitação e ortografia causem uma péssima impressão!

1 – Dados pessoais

Nesse campo você deve incluir:

  • Nome completo;
  • Endereço;
  • Idade;
  • E-mail (você pode criar uma conta apenas para uso profissional);
  • Telefones.

2 – Objetivo

A função do campo objetivo profissional é direcionar o currículo corretamente para as vagas com processo seletivo. Ou seja, o objetivo define a função específica ou área na qual o candidato pretende atuar na empresa.

Uma das opções é colocar o nome da vaga à qual você está se candidatando, “vaga para recepcionista”, por exemplo. Lembrando que esse campo pode ser alterado de acordo com o processo seletivo.

Caso não tenha nenhuma vaga específica com processo seletivo aberto, pode-se colocar no objetivo somente a área de interesse. “Setor de Contabilidade” ou “Área administrativa”, por exemplo.

Essa opção é especialmente indicada para quem já está na faculdade ou possui formação de nível técnico.

Sendo assim, quem faz faculdade de marketing, por exemplo, pode colocar “setor de marketing” no objetivo, ou mesmo “estágio em marketing”, se for o caso.

Candidatos que buscam vagas de jovem aprendiz também devem especificar isso, colocando “jovem aprendiz” no campo objetivo.

Veja 20 exemplos prontos de objetivo profissional para copiar!

3 – Formação

Esse campo deve trazer informações sobre o nível de escolaridade do candidato, se está cursando ou já terminou o ensino superior (faculdade), ensino médio ou ensino técnico, por exemplo. Isso porque os cursos complementares devem ser inseridos em um campo especifico do currículo.

Quem ainda está cursando ou já terminou o ensino médio deve preencher essa campo da seguinte forma:

  • Ensino médio;
  • Nome do colégio;
  • Ano de conclusão.

Também pode-se informar o colégio e ano de conclusão do ensino fundamental.

Aqueles que já estão na faculdade devem seguir o mesmo padrão, informando:

  • Curso de graduação (Administração de Empresas, por exemplo);
  • Instituição de ensino superior (USP, por exemplo);
  • Ano de conclusão (previsto);

Nesse caso, é opcional incluir ainda informações sobre o ensino médio (colégio e ano de conclusão).

Conforme mencionado, cursos técnicos também devem ser informados no campo referente à formação, especificando o curso (técnico em Edificações ou Técnico em Nutrição, por exemplo), instituição e ano de conclusão.

Descubra como uma Carta de Apresentação pode ajudar no seu Currículo!

4 – Idiomas

Inclua nesse campo os idiomas estrangeiros que você domina, a exemplo, inglês, espanhol, francês etc. Especifique seu nível de conhecimento (intermediário, avançado ou bilíngue) em cada língua informada.

Caso tenha feito intercâmbio ou um curso de idioma no exterior, inclua também essa informação, pois ela ajuda a destacar seu currículo. Informe a instituição, país e período em que você estudou.

Por outro lado, se você não domina nenhum idioma além do português, não precisa inserir esse campo no currículo.

5 – Experiência

Se você está procurando o primeiro emprego, obviamente não possui experiência formal.

Porém, trabalhos informais, voluntários e temporários, assim como atividades acadêmicas e estágios, podem ser inseridas nesse campo e fazem toda a diferença em uma seleção.

Candidatos que já estão na faculdade podem citar projetos de iniciação científica, participação em eventos e outros projetos, atuação em empresa júnior ou centro acadêmico.

Especifique o nome do projeto ou setor em que você atuou, o período de exercício das atividades, seu cargo e um breve detalhamento das atividades desenvolvidas.

Se você já prestou serviços por conta própria, é ou já foi voluntário em algum projeto ou já trabalhou como temporário, inclua nesse campo também. Veja um exemplo:

  • Loja Azul
  • Cargo: vendedor
  • Período: novembro/2018 a janeiro/2019 (temporário para o natal)
  • Funções: atendimento ao cliente e vendas

6 – Cursos

Liste os cursos realizados que tenham alguma relevância para a vaga ou área desejada. Informe o nome do curso, instituição, mês e ano de conclusão.

7 – Atividades extracurriculares (ou atividades complementares)

Este campo é opcional, mas pode ser muito interessante para os candidatos que nunca realizaram trabalhos informais ou temporários, nem atividades acadêmicas, que possam ser incluídos como experiências.

Você pode citar como atividades extracurriculares:

  • Prêmios recebidos durante o ensino médio;
  • Participação em grêmios estudantis, comissão de formatura, campeonatos esportivos, eventos culturais etc.

Modelo de currículo para primeiro emprego

Para facilitar ainda mais a tarefa de fazer um ótimo currículo, preparamos um modelo para download. Basta baixar e preencher com suas informações!

Modelo Pronto de Currículo para Primeiro Emprego – Baixe Agora!

Depois de conferir nossas dicas de como fazer um excelente currículo de primeiro emprego, é hora de colocar tudo em prática, se destacar nos processos seletivos e conquistar sua vaga!

Publicidade

Avalie