O Jovem Aprendiz é um programa do Governo Federal destinado para jovens de baixa renda, que conseguem um emprego como estagiários e ainda aprendem uma profissão. Ele é uma excelente opção para que precisa trabalhar, mas ainda é estudante. Para participar, o jovem deve mandar um currículo jovem aprendiz com suas informações.

Curriculo Jovem Aprendiz

Diferença entre um currículo normal e um currículo jovem aprendiz

A principal diferença de um currículo normal para o currículo do Jovem Aprendiz está na experiência.

Publicidade


Em um currículo normal, é praticamente exigência falar sobre antigos empregos, já no Aprendiz isso não existe, já que este será o primeiro serviço do jovem.

Publicidade

Todavia, no restante, é tudo bastante igual, valorizando suas habilidades e cursos realizados. Evite mentiras e exageros, que podem ser facilmente descobertos na entrevista.

A elaboração de um currículo é relativamente muito fácil. Assim, veja como fazer o seu currículo em 3 minutos.

Tópicos importantes do Curriculum Vitae

Para que o seu currículo de aprendiz seja bem visto, é importante cuidar para não cometer erros de Português.

Importante - Curriculo JA

Entres os tópicos que não podem faltar estão a escolaridade do candidato, cursos complementares de formação, indique as palestras que participou, e fale sobre cursos on-line se tiver.

TópicoDescrições importantes a serem feitas
EscolaridadeÉ fundamental falar sobre a sua escolaridade num currículo de menor aprendiz. Assim, coloque os dados atualizados, informando o ano escolar e o nome da instituição de ensino. Também indique quanto tempo falta para concluir, especificando se existe algum curso técnico integrado.
Cursos complementaresCursos complementares também fazem parte da educação e da formação profissional, não podendo ficar de fora. Caso tenha feito, coloque o nome, a data e faça um pequeno resumo sobre eles. Isso incluiu o aprendizado de um segundo idioma, mesmo que em estágio inicial ou algum pequeno curso de photoshop.

Palestras como Ouvinte

Palestras contribuem e muito para a formação de indivíduos. Aliás, se possível, escreva o assunto que abordaram e qual o palestrante. Diga ainda o que colaboraram com o seu aprendizado. Vale inclusive citar ações realizadas no seu meio acadêmico. A fim de que o conteúdo ajude a mostrar que você está interessado em conseguir a vaga.

Atividades complementares

A liderança é outro fator importante. Portanto, se você participou de algum projeto na escola, como a abertura de uma empresa, não deixe de escrever sobre. Trabalhos voluntários também não podem ficar de fora, assim como a resolução de desafios.

O que não pode faltar no currículo jovem aprendiz?

O mais importante, inegavelmente, é o seu nome completo e a data de nascimento, colocar o nome dos pais é interessante.

Ainda assim, dependendo da vaga, citar o seu interesse por uma função especifica pode ser uma boa opção. Outra dica é falar sobre seus objetivos com a vaga, o que pode ajudar a conquistá-la.

Vale ressaltar que, é de suma importância a correta elaboração deste currículo para primeiro emprego do jovem aprendiz.

E ainda, veja como fazer um currículo completo aqui.

O que não colocar no currículo JA?

Não informe os números do CPF e do RG, já a colocação de foto é opcional. Evite falar sobre gostos pessoais ou hobbies, já que isso deve ser comentado na entrevista. Não coloque o salário que deseja, apenas se isso for obrigatório.

Seja sincero e comece o currículo com o seu nome e com o máximo de informações relevantes.

Ficou com alguma dúvida sobre a montagem do currículo Jovem Aprendiz? Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário.

Se preferir, baixe modelos de currículos grátis aqui.

Currículo Jovem Aprendiz
3 (60%) 2 votos

Pin It on Pinterest

Compartilhe

Compartilhe nossa página com seus amigos :)