O currículo tradicional ainda é muito bem visto pelos recrutadores, mas você sabe como deve preenchê-lo? Confira aqui tudo sobre esse formato de apresentação.

Para conseguir um emprego todo detalhe importa, sendo preciso fazer o seu documento de perfil profissional corretamente!

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O currículo tradicional é aquele que usa desde fotografias a referências pessoais, a seguir veja como estruturar!

Currículo Tradicional: Como preencher?

O currículo tradicional, mesmo contendo muitas informações, deve ser escrito de forma assertiva para não ultrapassar de 2 páginas.

Essa apresentação precisa ser enxuta, a ideia é organizar os dados de maneira que possibilite uma rápida análise do recrutador.

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É comum dividir esse formato em 7 etapas, o primeiro passo é fornecer seus dados pessoais e de contato, veja abaixo:

  • Fotografia (opcional), use uma foto recente e imparcial (nada de selfies para redes sociais)
  • Nome completo
  • Endereço
  • Contato (celular e e-mail)
  • Nunca coloque número de CPF, nem de RG.

Após isso, é necessário informar seus objetivos profissionais:

  • Mencionar os seus objetivos
  • Perspectivas que pretende alcançar caso receba a aprovação para trabalhar na empresa.

Em uma entrevista da revista Exame, é melhor escrever um objetivo curto do que longo, assim não corre o risco do recrutador não terminar de ler essa parte.

Em outro local separado, informe mais sobre seu perfil pessoal, confira algumas dicas de o que colocar:

  • Fale sobre seu perfil profissional
  • Mencione de forma sucinta um pouco de suas habilidades
  • Escreva algumas das atribuições que está preparado para ocupar.

Nesses dois últimos campos, explore palavras-chaves que se relacionem com o segmento do contratante.

Por exemplo, se a vaga é na área comercial, mencione algo como capacidade para vendas.

A próxima etapa é listar sua experiência de trabalhos anteriores, caso tenha informe:

  • Da mais recente para a última
  • Separe os trabalhos por área de conhecimento, você pode incluir “Comercial”, e pontuar abaixo as funções (assistente, analista, gerente etc.).

Agora, é hora de listar o histórico profissional por períodos, confira:

  • Incluir o histórico profissional
  • Descreva o período de atuação e a função.

A outra etapa é a educação ou formação, informe:

  • Sua escolaridade
  • Aponte as principais, informando nome da instituição e quando realizou a formação.

Por último, cite as referências pessoais que te indicam para o cargo, veja:

  • Informe até 3 contatos
  • Escolha pessoas que comprovem sua capacidade profissional, ex-gestores sempre são excelentes referências.

Quais as vantagens de usar esse modelo?

Agora você já sabe como preencher o seu documento! Também percebeu que ao optar por esse modelo você garante benefícios como:

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  • Organização que favorece a sua experiência profissional
  • Campos para descrever suas habilidades
  • Incluir contatos profissionais
  • Pode ser usado em qualquer seleção.

Use sempre fontes como Calibri, Arial ou Times New Roman, salve o arquivo em PDF (se vai enviar por e-mail) ou faça a sua impressão.

Lembre-se de revisar o seu currículo tradicional antes de compartilhar, boa sorte no seu recrutamento!

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